COMPORTAMENTO NO TURISMO
Nossa pesquisa
Promover o comportamento sustentável é um desafio que tem mobilizado especialistas e pesquisadores, que buscam formas de explicar, prever e modificar hábitos e práticas de consumo desalinhados com as aspirações da sustentabilidade, especialmente no contexto das mudanças climáticas.
O comportamento sustentável geralmente abrange uma série de ações destinadas a proteger tanto o ambiente físico quanto o social, como condutas pró-ambientais, frugais, altruístas e equitativas. Em viagens, o comportamento sustentável envolve ações conscientes e responsáveis que visam minimizar impactos ambientais e sociais negativos, promover a conservação dos recursos naturais e proteger comunidades nos destinos visitados. Mas existe uma preocupação crescente com o comportamento adotado por turistas e viajantes. Estudos indicam que hábitos sustentáveis adotados no cotidiano frequentemente não se mantêm durante as viagens. Turistas podem ignorar recomendações sobre economia de energia e água, descarte de lixo, procedimentos de segurança e mudanças nos hábitos de viagem, causando uma série de efeitos nocivos aos destinos e comunidades.
Nossa pesquisa investiga os fatores que influenciam o comportamento sustentável de turistas, com foco no setor hoteleiro como campo empírico. Fundamentada no modelo teórico MAO-B (Motivação, Habilidade e Oportunidade), combinamos abordagens qualitativa e quantitativa para identificar condutas, determinantes, barreiras e oportunidades para intervenções comportamentais. A proposta envolve consultas a gestores hoteleiros, mapeando práticas frequentes, impactos e estratégias de gestão. Além disso,inclui levantamentos com turistas, examinando seus comportamentos em viagem.
A partir dos resultados, serão formuladas diretrizes para redes hoteleiras e para destinos, visando o estímulo a práticas sustentáveis, éticas e respeitosas às comunidades locais. Os resultados serão divulgados a públicos acadêmicos e profissionais, por meio de artigos, eventos, materiais técnicos, ações de educação e comunicação voltadas ao setor turístico.
Nossa proposta é uma parceria entre a UFF e a UNIVALI e foi contemplada pelo Edital Em Tese, uma iniciativa conjunta da Embratur Lab e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) para fomento de pesquisas que fortaleçam a promoção internacional do Brasil.
COMO PARTICIPAR
Quer participar como empresa colaboradora (hotéis) ou pesquisador(a)? Faça contato com nossa equipe: